1) DECIDA
Você nunca irá perdoar alguém se você esperar “sentir vontade” de perdoar. Escolha obedecer a Deus e resista ao diabo com firmeza quando ele tentar lançar pensamentos ruins na sua mente. Tome uma decisão de perdoar e Deus irá curar suas emoções feridas no devido tempo (leia Mateus 6:12-14)
2) DEPENDA DE DEUS
Você não conseguirá perdoar sem o poder do Espírito Santo. É muito difícil perdoar no próprio esforço. Se você realmente está disposto, Deus irá ajudá-lo, mas você deve se humilhar e clamar a Ele por ajuda. Em João 20:22-23 Jesus soprou sobre os discípulos e disse: "Recebam o Espírito Santo!" Em seguida ele deu a instrução para eles sempre perdoarem os outros. Da mesma forma, peça a Deus para que Ele te encha do Espírito Santo, para que você possa perdoar aqueles que te machucaram.
3) OBEDEÇA
A Palavra de Deus diz várias vezes o que devemos fazer para perdoar os nossos inimigos:
a) Ore por seus inimigos e aqueles que abusaram de você. Ore pela felicidade e bem-estar deles (ver Lucas 6:27-28). Ao orar, Deus pode revelar a eles o que fizeram de errado. Pode ser que eles nem saibam que causaram mal a você, ou talvez nem perceberam, pois estão tão preocupados consigo mesmos, que não se importam com nada. De qualquer forma, eles precisam da revelação de Deus e de Sua misericórdia.
b) Abençoe... e não amaldiçoe. (Romanos 12:14) A palavra abençoar, no grego, significa "falar bem" e amaldiçoar significa "falar mal de". Você não pode perdoar e continuar fazendo fofoca da pessoa. Eu sei que é difícil, mas você precisa parar de ficar repetindo o que ele(a) fez. Você não vai conseguir superar, se continuar contando para os outros sobre o que aconteceu. Provérbios 17:9 diz que aquele que cobre uma ofensa procura o amor.
Siga estes 3 passos e você conseguirá perdoar e ficar livre da mágoa. Muitas vezes o diabo usa as pessoas para atingí-lo, pois ele quer destruir não somente o outro, mas a você também. Jesus disse que o diabo veio somente para roubar, matar e destruir (João 10:10). Porém, se você escolher perdoar e orar por quem o feriu, você estará quebrando as armadilhas que o inimigo estava planejando. Lembre-se: O amor é e sempre será a melhor arma!
“Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados.” (1 Pedro 4:8)
Fonte: Antônio Junior